Você já ouviu falar em prevenção primordial do AVC?
2 de março de 2021Você sabe o que é AIT?
2 de abril de 2021Na prevenção primordial do AVC, hábitos de vida saudáveis e a prática regular de exercício físico fazem muita diferença. Atuar depois que os fatores de risco já estão estabelecidos sempre é mais complicado, pois algum dano já pode ter ocorrido no organismo.
A atividade física, além de melhorar o condicionamento e a qualidade do sono, auxilia no controle dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e dos níveis de colesterol, três importantes marcadores cardiovasculares.
Além disto, exercícios aeróbicos, de força e alongamento liberam a endorfina, hormônio do prazer e bem-estar, e inibem o cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
E se você não puder ir a uma academia, não tem problema. Caminhe, pedale, suba as escadas ao invés de usar o elevador.
Em 2020, a Organização Mundial de Saúde publicou novas diretrizes de recomendação da prática de exercício físico para prevenção de doenças.
Nesta publicação, adultos acima de 18 anos e sem contraindicações devem realizar atividade física moderada, como caminhar em velocidade de 6km/hora, de 150 a 300 minutos por semana. Podem também realizar atividade física intensa, como correr, de 75 a 150 minutos por semana. No documento, a OMS orienta que exercícios de fortalecimento muscular sejam realizados pelo menos 2 vezes por semana. Acesse o link abaixo para saber mais.
Lembre que antes de iniciar atividade física é importante fazer uma avaliação médica. Também é importante buscar a supervisão de um profissional da educação física para executar suas atividades de forma segura e correta, prolongado este hábito para o resto da vida.
Agora é só começar.
Caroline Bertholdi (CREF: 011102-G/PR) @carolbertholdi_personal
Marcos Lange