Atividade física. O primeiro passo para prevenção de doenças neurodegenerativas.
19 de julho de 2022Dieta que ajuda a prevenir as demências.
9 de setembro de 2022A maior parte de nossas vidas passamos dormindo e isto tem várias razões. Durante o sono, enquanto descansamos, ocorrem processos intrínsecos que atuam na reparação celular, no controle hormonal, na limpeza de resíduos produzidos em nosso cérebro e na consolidação das informações obtidas durante o dia que serão preservadas em nossa memória. Portanto, dormir é fundamental para que possamos ter uma vida longa e com qualidade de vida, o que em inglês é chamado de “healthspan”.
Além de todos estes processos, estudos mostram que alterações quanto a duração do sono e distúrbios do sono como a apneia obstrutiva estão relacionados a aumento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio, o AVC e com doenças neurodegenerativas como as demências. Por isso, dormir é um importante tratamento não-medicamentoso.
O tempo ideal de sono por noite é de 7 a 8 horas para a grande maioria das pessoas e para que possamos atingir este resultado, não apenas em duração, como em qualidade, algumas dicas importantes:
1. Mantenha o horário para dormir e acordar todos os dias, inclusive nos finais de semana;
2. Busque dormir antes da meia-noite e ao acordar, exponha os olhos à luz solar;
3. Evite comer ou beber até 3 horas antes de dormir;
4. Tenha um ambiente silencioso e escuro no seu quarto;
5. Elimine aparelhos eletrônicos nas horas que precedem o seu horário de dormir;
6. Nos últimos 30 minutos antes de dormir, busque atividades que relaxem e acalmem;
7. Pratique atividade física regularmente.
Muitos de nós acreditamos que não precisamos deste cuidado, ficando em frente de uma televisão, ingerindo bebida alcoólica ou usando medicamentos que induzem o sono de forma regular. Porém, o preço a ser pago ao longo dos anos pode ser alto. Por isso, comece agora e se tiver dificuldade, busque auxílio de um especialista.
Boas noites de sono!