Controle do tabagismo e obesidade para prevenção do AVC. Nós estamos no caminho certo?
16 de fevereiro de 2021Você sabia que temos que ser proativos com nossa saúde?
16 de março de 2021Em várias consultas, aproveitamos para orientar o paciente quanto aos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, incluindo o AVC. Já abordamos aqui os principais fatores de risco para o AVC, mas você sabia que conforme o momento de vida, o termo utilizado e a abordagem ao cuidado são diferentes?
Sim, após o AVC temos que realizar a prevenção secundária, isto é, evitar um novo AVC por meio de medicamentos específicos como os antiagregantes plaquetários e os anticoagulantes e até mesmo através de procedimentos como a retirada da placa de aterosclerose na artéria carótida ou o fechamento do forame oval patente. Além disso, é importante monitorar os fatores de risco presentes e controle de novos que possam surgir.
Mas neste momento, o paciente já teve um AVC, e além destas medidas, o trabalho da equipe de reabilitação é prioritário para que o paciente possa retornar às suas atividades, seja em casa, no trabalho, no lazer…podendo ter uma vida plena em sociedade. A este processo, chama-se prevenção terciária.
Antes do AVC, focamos na prevenção primária, isto é, no controle dos fatores de risco já existentes, sendo um dos mais importantes a pressão alta. Com a identificação precoce e o controle rigoroso, evitaremos um primeiro evento, e sem dúvida, este momento é ideal para evitarmos sequelas.
Já a prevenção primordial ocorre antes mesmo dos fatores de risco existirem, com ênfase em medidas populacionais e pessoais, como praticar atividade física regular, não iniciar o hábito do tabagismo, com alimentação saudável e evitar ganho de peso. Este processo é amplo e depende de iniciativas econômicas, comportamentais, ambientais e culturais. Porém, é o que oferece melhores resultados pois, evita os fatores de risco com custos muito menores que as sequelas que o AVC acarreta.
Comece agora mesmo a praticar hábitos para sua prevenção primordial e divulgue para familiares e amigos.