Tratamento abortivo das crises de enxaqueca
18 de janeiro de 2022Enxaqueca com aura. o que é?
18 de fevereiro de 2022Alguns pacientes apresentam crises de dor de cabeça que limitam de forma significativa suas atividades do dia a dia, outros apresentam crises tão frequentes que não conseguem ter uma mínima qualidade para viver. Estes dois grupos de pacientes representam uma parcela importante de pessoas com enxaqueca e como esta doença impacta nas suas vidas.
Infelizmente, até os dias de hoje, ainda não temos um tratamento que cure a enxaqueca, sendo ela considerada uma doença crônica e uma das principais causas de falta ao trabalho, impacto no relacionamento familiar e até na sua saúde mental. Por este motivo, além do tratamento abortivo, podemos utilizar o tratamento profilático.
Este tratamento profilático ou preventivo tem como objetivo principal evitar as crises de dor de cabeça, permitindo que o paciente possa melhorar de forma significativa sua qualidade de vida. Para tanto, são utilizados alguns medicamentos via oral como antidepressivos, anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, entre outros. Ainda, existe a opção de medicamentos injetáveis como a toxina botulínica e medicamentos novos que foram desenvolvidos para a enxaqueca, conhecidos como MABs.
Porém, além dos medicamentos prescritos por seu médico, o entendimento que a enxaqueca é uma doença crônica e que mudanças na rotina diária, como alimentação adequada, atividade física, boa qualidade de sono, poderão somar ainda mais no tratamento.
Em muitas ocasiões não conseguiremos eliminar 100% as crises de dor de cabeça, mas a redução da sua intensidade e da frequência permitirão que a pessoa possa retornar a um convívio de maior qualidade. Sempre consulte seu médico de confiança em busca do melhor tratamento e não desista.