Controle da pressão intracraniana no traumatismo cranioencefálico
3 de setembro de 2021Como medir a pressão intracraniana através da punção lombar.
5 de outubro de 2021Um dos principais mecanismos para manutenção da pressão intracraniana e o equilíbrio do espaço dentro da nossa cabeça é a drenagem de sangue realizada por meio das veias e seios cerebrais que drenam para o coração através das veias jugulares e do plexo de veias vertebrais. Uma das principais doenças que ocorre no sistema venoso é a trombose venosa cerebral, assunto que já abordei aqui no blog no mês de maio (VOCÊ SABE O QUE É A TROMBOSE VENOSA CEREBRAL?).
Na presença da trombose, ocorre uma dificuldade da drenagem e em consequência, aumento da pressão intracraniana. Como existe uma comunicação entre o espaço do liquor dentro do crânio e a região ao redor do nervo da visão atrás da nossa órbita, esta hipertensão é transmitida até a parte posterior do nosso globo ocular, para uma região chamada disco óptico na retina. Quando temos aumento da pressão intracraniana, o disco óptico apresenta-se com inchaço, o que é chamado papiledema.
Na consulta médica, é possível observar a região do disco óptico por meio da avaliação do fundo de olho ou fundoscopia. O equipamento usado para esta avaliação chama-se oftalmoscópio. Talvez em alguma consulta, o médico já fez este exame em você, usando este equipamento que pode trazer informações importantes. Na consulta com o oftalmologista, este é o principal motivo para que ele dilate sua pupila e possa avaliar a retina de uma forma mais ampla.