Hipotensão intracraniana espontânea
10 de dezembro de 2021Enxaqueca ou migrânea. Uma cefaleia frequente e incapacitante.
7 de janeiro de 2022Quando abordamos o tema de hipertensão intracraniana e hipotensão intracraniana, vocês observaram que um sintoma característico de ambas as doenças é a dor de cabeça.
A dor de cabeça, chamada tecnicamente de cefaleia, é caracterizada por um sintoma identificado pela própria pessoa como dor na região do crânio, incluindo a região da nuca e da testa. Existem várias causas de dor de cabeça e para facilitar, separamos em causas primárias e secundárias.
As cefaleias primárias são doenças em que a própria dor é a doença, como a enxaqueca e a cefaleia do tipo tensão. Já as cefaleias secundárias são ocasionadas por doenças que entre os seus sintomas, há a dor de cabeça, como sinusite, meningite, glaucoma entre outros.
Conforme suas características e achados associados, o médico consegue separar os diferentes tipos de cefaleia. Por exemplo, se a dor ocorre periodicamente ou todos os dias desde o seu início, se é localizada em toda a cabeça ou somente em um dos lados, se é forte, moderada ou fraca, etc.
Por isso, quando consultar por cefaleia, é importante prestar atenção e passar todas as informações a seu médico. Com elas ele poderá ser mais assertivo no seu diagnóstico e propor o melhor tratamento para você.