O que significam as doenças neurodegenerativas?
6 de maio de 2022A importância do cuidador nas doenças neurodegenerativas.
7 de junho de 2022Em algumas situações, quando falamos para nosso paciente que ele tem uma doença neurodegenerativa, isto é percebido por ele ou por seus familiares como uma doença terminal, sem nada para fazer por ele. A compreensão de algumas pessoas é que ela está, naquele momento, tendo sua última oportunidade para viver em plenitude. Isto não é verdade.
Cada doença tem seus sintomas, sinais e sua progressão, mas isto não quer dizer que não haja nada que possamos fazer. Independente do tratamento medicamentoso utilizado para as doenças neurodegenerativas, muito mais pode ser feito pelo paciente e para seus familiares.
Desde a atenção e o carinho que o indivíduo precisa, até a inserção de rotinas adequadas que permitam que ele possa viver com independência pelo maior tempo possível. Deve-se incluir suporte com atividades cognitivas, físicas e de reabilitação.
Neste último ponto, precisamos trabalhar com uma equipe de profissionais atuando em sinergismo. O profissional da enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoterapia, nutrição, psicologia e da medicina devem trabalhar em conjunto, buscando manutenção das funções do paciente pelo maior tempo possível, para que ele possa se sentir presente e útil, tomando suas decisões e executando suas tarefas. Muitas vezes, não será como era antes do início da doença, mas o entendimento que é possível se manter ativo faz toda a diferença no processo de progressão das doenças neurodegenerativas.
Portanto, se você ou seu familiar tiver um diagnóstico de doença neurodegenerativa, não desista de manter uma vida plena. Busque apoio na sua família, nos amigos e tenha sempre próximo, profissionais que ofereçam a você aprendizados e desafios que farão cada dia valer muito