Sinais de hipertensão intracraniana no exame físico.
17 de setembro de 2021Métodos indiretos da medida da pressão intracraniana
19 de outubro de 2021Na presença de sintomas que sugiram elevação da pressão intracraniana (PIC), como dor de cabeça, náuseas e vômitos, podemos realizar um exame que permite quantificarmos esta pressão. Isto é possível, pela presença de comunicação entre o espaço intracraniano e o espaço intravertebral, onde circula o líquor. Este procedimento é chamado punção lombar, pois ele é realizado na região mais inferior da coluna vertebral, onde estão localizadas as vértebras lombares.
A punção lombar, além de ser realizada para medir de forma indireta a PIC, permite também a coleta do líquor para análise de várias substâncias como proteínas, açúcares, células, entre outros. Por meio da punção lombar podemos diagnosticar quadros infecciosos que acometem o sistema nervoso, como as meningites, além de outras doenças. Além de meio diagnóstico, o procedimento pode ser utilizado para anestesia, como a raquianestesia e a peridural.
Em relação a aferição indireta da PIC, o exame é realizado com o paciente deitado de lado. Após anestesia local, é inserida a agulha de punção lombar e ao atingir o espaço liquórico, é medida a pressão por meio de um manômetro (aparelho de pressão). Após esta medida, é coletado o material, conforme a indicação médica.
Este procedimento apresenta riscos baixos, sendo o mais comum uma dor de cabeça que é conhecida como “cefaleia pós-punção”, caracterizada por dor que aparece quando a pessoa fica em pé e melhora ao deitar-se. É importante identificar este sintoma, pois medidas simples podem resolvê-lo, sendo necessário, em algumas ocasiões realizar um procedimento denominado blood-patch.
O procedimento de punção lombar pode ser realizado em ambulatório, não sendo necessário internação. Pode ser realizado em todas as idades, apresentando maior dificuldade em pessoas que apresentem calcificações dos espaços intervertebrais, pois é através deles que se atinge o espaço liquórico. Portanto, indivíduos mais idosos podem apresentar maior dificuldade no procedimento.