Você sabe o que é AIT?
2 de abril de 2021Conhecendo os tipos de AVC
4 de maio de 2021Nosso cérebro apresenta áreas que atuam e exercem controle em diferentes funções do corpo humano. Existem regiões que fazem com que nossos músculos executem o movimento que desejamos para que possamos caminhar, mexer o braço e sorrir. Assim como existem áreas que controlam o movimento, temos áreas que recebem informações da pele, da visão, da audição, do olfato e do equilíbrio do nosso corpo. Se houver uma lesão deste território, a manifestação clínica observada pelo paciente será a dificuldade em executar esta tarefa.
Além destas áreas descritas acima, chamadas primárias, temos áreas que conectam regiões de diferentes funções e permitem que o ser humano execute atividades de maior complexidade como compreender e expressar a fala.
Portanto, diferente do infarto agudo do miocárdio, onde o principal sintoma é a dor no peito, no AVC temos sintomas diversos, dependendo da região em que ocorre a obstrução do fluxo sanguíneo.
O principal ponto para identificarmos o AVC é o início SÚBITO de sinais e sintomas neurológicos, sendo os mais comuns:
1) a perda da força muscular de um lado do corpo;
2) perda da sensibilidade de um lado do corpo;
3) dificuldade para caminhar ou se equilibrar;
4) dificuldade para enxergar;
5) dificuldade para articular a fala;
6) dificuldade para falar ou compreender o que as pessoas falam;
7) dor de cabeça de início súbito.
Temos que ficar atentos a estes sintomas, pois na suspeita do AVC, buscar um atendimento rápido é fundamental para termos oportunidade de interromper a lesão que está ocorrendo no nosso cérebro.
Para isto, existe uma técnica chamada SAMU 192.
S = sorria
A = abrace
M = cante uma música
U = urgente, ligue para 192
Então, diante de uma pessoa com suspeita de AVC, peça para ela sorrir, peça para ela elevar os dois braços, peça para ela falar uma frase. Se a pessoa tiver dificuldade em uma destas tarefas, temos que acionar o SAMU pelo número 192.