TRATAMENTO PREVENTIVO DA ENXAQUECA
1 de fevereiro de 2022Você conhece a enxaqueca crônica.
4 de março de 2022Ao considerarmos uma pessoa com enxaqueca, é importante que saibamos diferenciar um grupo delas que apresenta sintomas neurológicos focais de início súbito. Estes sintomas ocorrem um pouco antes ou durante a crise de dor de cabeça da enxaqueca e são autolimitados, podendo durar até 1 hora. A esta doença, chamamos de Enxaqueca com aura.
Este tipo de crise pode estar presente em até 30% dos enxaquecosos. Os sintomas mais comuns são as auras visuais, comumente apresentados como escotomas visuais (pontos de perda da visão), flashes brilhantes ou espectros em fortificação. Porém, podem ser sensitivos, como parestesias ou da fala. Um primeiro episódio sempre é mais preocupante, pois é uma experiência desagradável e que preocupa o paciente e seus familiares, já que outras doenças neurológicas que causam sintomas súbitos e são mais graves são consideradas, como um AVC ou uma crise epiléptica. Em relação a enxaqueca com aura, o que chama a atenção é que os eventos focais são seguidos da dor de cabeça típica da enxaqueca, ocorrendo periodicamente.
O principal ponto em relação a enxaqueca com aura, é conhecermos que estudos demonstram que ela é um fator de risco para o AVC isquêmico, principalmente em mulheres. Situações em que se orienta evitar outros fatores de risco como o tabagismo e o uso de medicamentos anticoncepcionais hormonais orais combinados. Portanto, se você tem enxaqueca com aura é importante conversar com seu médico para que os fatores de risco modificáveis possam estar sob controle.