Você sabia que temos uma pressão dentro da nossa cabeça?
6 de julho de 2021Traumatismo craniano e o aumento da pressão intracraniana.
6 de agosto de 2021A hipertensão intracraniana pode ocorrer quando existe uma lesão que ocupa espaço no interior do crânio, como um tumor cerebral.
Nos tumores de crescimento lento, como os meningiomas, há uma adaptação das estruturas, também conhecida como complacência intracraniana, o que pode retardar a hipertensão. Já em lesões de crescimento rápido, como os glioblastomas, devido ao rápido aumento do tumor em curto período de tempo, há perda da complacência, o que leva a um aumento da pressão intracraniana, conhecido como efeito massa.
Outra situação na qual os tumores cerebrais podem ocasionar hipertensão intracraniana, ocorre quando os mesmos crescem em regiões que fazem obstrução da drenagem do sistema liquórico ou venoso. Tumores localizados próximos aos ventrículos encefálicos, podem obstruí-los e causar uma hidrocefalia e por conseguinte um aumento da pressão intracraniana.
Portanto, na presença de um processo expansivo, os principais fatores relacionados ao aumento da pressão intracraniana podem ser baseados na velocidade de crescimento do tumor e adaptação das demais estruturas e quando este tumor encontra-se em local estratégico, como as regiões ventriculares.