Sejam Bem-vindos.
15 de janeiro de 2021Controle do tabagismo e obesidade para prevenção do AVC. Nós estamos no caminho certo?
16 de fevereiro de 2021Você sabia que o Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como “derrame”, é uma das principais causas de morte no nosso país?
Sim, este número é real: 1 a cada 10 mortes no Brasil está relacionada ao AVC. Juntamente com outras doenças cardiovasculares, estes números chegam até 3 a cada 10 mortes!
São valores muito altos para doenças que têm prevenção e tratamento. O problema é ainda maior quando observamos que além das mortes, muitos pacientes que tiveram AVC ficam com sequelas. Estes pacientes perdem as habilidades necessárias para executar atividades rotineiras como se vestir, tomar banho e comer sozinho. Isto porque o AVC acomete regiões do cérebro que executam funções importantes para nossa sobrevivência.
Para que você possa ter uma ideia da limitação que o AVC pode causar, deixe de usar seu braço direito (se você for destro) por 24 horas e veja como isto atrapalha na sua rotina do dia a dia.
Agora, imagine isto ocorrer de repente e você não saber quando poderá usar seu braço novamente!
Além disso, imagine que a partir deste dia, você precisará de outra pessoa para te ajudar nestas atividades simples, ajudá-lo a tomar banho, escovar os dentes. Difícil, não?
Por isso, para que você ou alguém próximo não passe por isto, o mais importante é a prevenção.
Infelizmente, alguns fatores de risco para o AVC não podem ser modificados, ou seja, estarão presentes independente de nossa vontade. São exemplo de tais fatores a nossa idade e os fatores genéticos. Porém, outros vários fatores podem ser controlados.
A palavra prevenir significa impedir, antecipar. Portanto, controlando alguns hábitos de vida e tratando algumas doenças, o risco do AVC reduz de forma significativa. Não se esqueça: existe prevenção para o AVC!
Aqui listo algumas medidas preventivas para evitar o AVC:
1. Meça regularmente sua pressão arterial. Caso ela esteja fora dos padrões, procure ajuda médica,
2. Controle sua glicemia e seu colesterol, por meio de cuidados com a dieta e exames clínicos,
3. Não fume
4. Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas,
5. Faça atividade física,
6. Evite o estresse,
7. Controle e previna as doenças cardíacas,
8. Tenha uma alimentação saudável,
9. Combata a obesidade.
Com estas medidas sua qualidade de vida será melhor, diminuindo as chances de ocorrência de um AVC, suas sequelas e até a morte.