Enxaqueca com aura. o que é?
18 de fevereiro de 2022Toxina botulínica para dor de cabeça
22 de março de 2022Nos últimos textos, abordamos a enxaqueca. Uma cefaleia incapacitante que acomete uma parcela importante da população. Com crises episódicas de dor de cabeça de forte intensidade, a pessoa não consegue realizar suas atividades do cotidiano, preferindo permanecer em quarto escuro, no silêncio, muitas vezes chegando a vomitar.
Imagine agora esta dor ocorrer na metade do mês. Esta é a enxaqueca crônica, dor de cabeça quase diária, que pode acometer até 5% da população. As mulheres têm uma maior predisposição, assim como pessoas obesas, com doenças psiquiátricas e que fazem uso abusivo de analgésicos.
Além da limitação já descrita, do impacto social e familiar, os custos que esta doença tem para a pessoa e para a sociedade são significativos. Portanto, seu reconhecimento e tratamento precoce são fundamentais para obtenção de melhor controle da enxaqueca crônica.
Se você é enxaquecoso e apresenta crises de dor de cabeça por mais de 15 dias ao mês, durante 3 meses, procure um médico de confiança para avaliação e introdução das medidas necessárias.
Apesar da dor ser algo subjetivo, cada um tem sua tolerância. Não subestime a pessoa que está ao seu lado por sua dor.