Você conhece a enxaqueca crônica.
4 de março de 2022Cefaleia em Salvas. Uma das piores dores existentes.
1 de abril de 2022Sim, esta medicação pode ser utilizada como tratamento para dor de cabeça.
Muitas pessoas sabem do uso da toxina botulínica para redução das marcas de expressão na face, porém, estudos já mostraram que ela previne a cefaleia em pacientes com enxaqueca crônica. Estes estudos demonstraram a redução do número de dias com cefaleia, de sua intensidade e da redução de consumo de analgésicos, permitindo uma melhor qualidade de vida para os pacientes
Este tratamento é baseado em protocolos padronizados, com a aplicação de toxina (Toxina Onabotulínica A) em 31 pontos localizados na região da cabeça, em intervalos de 12 semanas. Estes pontos foram previamente definidos em estudos científicos e devem ser respeitados para ser obtida a melhor resposta desejada.
A vantagem principal em relação a outros medicamentos profiláticos da enxaqueca, é que não são observados os efeitos colaterais como sonolência, ganho de peso, tremores, dificuldades cognitivas. Sendo que o maior cuidado é algum efeito indesejável por enfraquecimento da musculatura próxima a aplicação. Uma vantagem importante é que estes efeitos serão transitórios e desaparecerão após alguns meses da aplicação.
Até o momento, este tratamento não tem cobertura pela maior parte dos planos de saúde, porém, em muitos casos, os custos gerados com o uso de analgésico e outros profiláticos se equivale ao deste tratamento. Na presença de enxaqueca crônica, converse com seu médico sobre as melhores opções de tratamento para seu caso.