A importância do cuidador nas doenças neurodegenerativas.
7 de junho de 2022Existe prevenção para as doenças neurodegenerativas?
5 de julho de 2022A especialidade de medicina paliativa visa oferecer qualidade no cuidado da pessoa com enfoque em diferentes pontos, além da doença causadora. Permitindo conforto e medidas estratégicas para que o paciente possa, em conjunto com sua família, ter a melhor qualidade de vida possível apesar de sua doença. Esta qualidade ocorre em âmbito pessoal, familiar, social, espiritual e no planejamento para as diferentes fases da doença.
Muitos compreendem o cuidado paliativista somente na fase final da vida, porém, ela é muito mais do que isto, focando principalmente naquelas doenças que não têm um tratamento curativo, nas quais o paciente necessita um cuidado integral com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, com busca no conforto e de uma forma plena, além de preparar o paciente e sua família para os próximos desafios que aparecerão. Já que para eles, esta é uma experiência única.
Nas doenças neurodegenerativas, o cuidado paliativista auxilia de forma importante, principalmente na conexão do paciente com sua família e em conduzir tomadas de decisão, incluindo o testamento vital, também conhecido como Diretivas Antecipadas de Vontade. Este documento tem como objetivo principal dar o direito ao paciente decidir quanto a futuros procedimento médicos para os quais ele gostaria ou não de ser submetido. Trazendo um importante direito a pessoa quanto aos seus desejos.
Portanto, sempre aborde com seu médico quanto a cuidados paliativistas, compreendendo que este é um cuidado maior para seus sintomas e suas dificuldades diante da doença presente.