Toxina botulínica para dor de cabeça
22 de março de 2022Tratamento da cefaléia em Salvas
15 de abril de 2022Nos últimos textos, abordamos a enxaqueca, cefaleia comumente presente na população, sendo mais comum nas mulheres e que limita de forma significativa as pessoas portadoras, as quais preferem ficar em repouso e em locais escuros durante as crises.
Diferente da enxaqueca, a cefaleia em salvas é uma dor que ocorre com maior frequência nos homens. Ela já foi conhecida como “dor de cabeça suicida” por ser uma dor extremamente forte. Muitos pacientes apresentam agitação e inquietação durante as crises, chegando a bater a cabeça na parede em busca de um alívio.
Estudos já demonstraram que a cefaleia em salvas é considerada uma das dores mais intensas que o ser humano pode sentir, ficando a frente da cólica renal e da dor do trabalho de parto.
Em geral a dor é localizada sempre do mesmo lado da cabeça, próximo a região do olho ou da têmpora, com duração de até 3 horas, podendo ter mais de uma crise por dia. Junto com a dor, ocorre algum sinal autonômico como lacrimejamento, congestão ocular ou nasal, inchaço da pálpebra.
O diagnóstico da cefaleia em salvas e clínico, através de uma histórica clínica e um exame físico completo. Exames de imagem podem ser realizados em situações que os aspectos sejam atípicos e na ausência de resposta ao tratamento.
No último dia 21, foi comemorado o Dia Internacional de Conscientização da Cefaleia em Salvas.