Avaliação preventiva
para doenças neurológicas
Com o envelhecimento da população, várias doenças aumentaram sua prevalência, entre elas as doenças crônicas não-transmissíveis, como o infarto agudo do miocárdio, as neoplasias, o acidente vascular cerebral e as demências. Além disso, no ritmo que vivemos e com a epidemia de obesidade e depressão, as doenças crônicas não-transmissíveis tendem a manter-se em alta nos próximos anos.
sabemos que em até 90% dos casos, 10 fatores estão associados de forma direta ao AVC, entre eles, hipertensão, diabetes, dislipidemia, estresse, doenças do coração, tabagismo, álcool, obesidade, sedentarismo e alimentação.
Portanto, uma avaliação precoce permitirá a identificação de marcadores de risco e de introdução de medidas preventivas e melhor controle, reduzindo o risco de eventos com desfechos trágicos.
Sabemos que com a identificação precoce de marcadores e de fatores de risco, podemos introduzir medidas biopsicossociais que permitem retardar algumas doenças crônicas, e com isto, podemos ter uma melhor qualidade de vida.
Avaliação do risco de queda
- Método: através de medidas estáticas e dinâmicas durante a avaliação clínica Por que é realizada: As quedas estão entre as principais causas de restrição funcional, fraturas e traumatismos em pessoas idosas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 5% das quedas estão relacionadas com morte subsequente. Sabe-se que os mecanismos de queda são multifatoriais, podendo incluir a presença de instabilidade de marcha e a alteração da sensibilidade. Portanto, uma avaliação preventiva pode identificar fatores que predispõe a queda. Com isto, é possível introduzir medidas precoces com foco em minimizar o risco .
Avaliação cognitiva
- Método: através de avaliação clínica e por meio de métodos diagnósticos complementares Por que é realizada: Com o envelhecimento da sociedade, as doenças neurodegenerativas relacionadas a parte cognitiva aumentaram de forma significativa. Estudos sugerem que até 2050, teremos um aumento das demências em até três vezes. Por este motivo, a avaliação preventiva com o objetivo de identificarmos marcadores cognitivos e a introdução de medidas comportamentais podem retardar a restrição ocasionada com o desenvolvimento dos sintomas de demência.
Avaliação de marcadores de risco
- Método: através de avaliação clínica e por meio de métodos diagnósticos complementares Por que é realizada A doença cerebrovascular está entre as principais causas de mortalidade e de incapacidade. Com o aumento progressivo de fatore de risco como a obesidade e o sedentarismo, estudos sugerem que teremos continuidade no aumento de sua frequência. A avaliação de marcadores microvasculares, permite identificar a necessidade de maior ajuste terapêutico de fatores de risco, além de análise de medidas de hábitos de vida.
Assista o vídeo e saiba mais sobre a Avaliação preventiva para doenças neurológicas.
Através dessa avaliação podemos introduzir medidas não farmacológicas como mudanças de hábito de vida para retardar o desenvolvimento dessas doenças e até mesmo preveni-las
Dr. Marcos Lange
Doenças neurológicas
Sobre
Dr. Marcos Lange
CRM PR18917 - RQE13429
Neurologista formado pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná com experiência em neurologia geral, ênfase nas doenças vasculares (AVC, malformações, aneurismas), doenças neurodegenerativas (Parkinson, Alzheimer e outras demências), dores neuropáticas, cefaleias primárias e secundárias, neuropatias periféricas e doenças autoimunes do sistema nervoso.
Ficou com alguma dúvida?
No check-up neurológico, o Dr. Marcos realiza uma avaliação neurológica preventiva direcionada a marcadores de risco para AVC e demência. Além disso, avalia também importantes hábitos de vida que podem impactar na qualidade de vida.
A avaliação é indicada para qualquer pessoa que deseja identificar como se encontra sua condição neurológica atual e quais as estratégias que podem ser introduzidas para prevenção de importantes doenças neurológicas.
O check-up é realizado de forma presencial. Inicialmente é realizada uma consulta com o Dr. Marcos com duração de duas horas, onde serão avaliados hábitos de vida e da rotina do dia a dia, além da realização de avaliação clínica direcionada em marcadores de risco. Após, será realizado um monitoramento de importantes funções vitais por período de 3 dias. Finalmente, será realizada reunião de explanação sobre os marcadores identificados e orientação quanto a medidas para controle dos mesmos.
Com o envelhecimento da população, várias doenças aumentaram sua prevalência, entre elas as doenças crônicas não-transmissíveis, como o infarto agudo do miocárdio, as neoplasias, o acidente vascular cerebral (AVC) e as demências. Estas duas últimas sendo neurológicas. Uma avaliação precoce permitirá a identificação de marcadores de risco e de introdução de medidas preventivas e melhor controle, reduzindo o risco de eventos com desfechos trágicos.
Através desta avaliação, é possível identificar marcadores de risco para o AVC e para as demências, além de receber orientações quanto a medidas não-medicamentosas que possam retardar a apresentação destas doenças.
Você deverá chegar a clínica no horário agendado, em jejum de 12 horas para alimentos e de 2 horas para líquidos. Vir com uma roupa confortável. Homens com bermuda e camiseta. Mulheres com calça legging e camiseta não muito larga. Para pessoas de cabelos longos, na avaliação será necessário prendê-lo na parte superior da cabeça, sem rabo. O ambiente estará climatizado em 26 graus Celsius.
A avaliação é uma fotografia de marcadores de risco, porém, não é garantia de ausência de doenças, por este motivo, em conjunto com a avaliação, é realizada uma orientação quanto a hábitos de vida, os quais permitirão maiores conquistas futuras e melhor qualidade de vida ao longo do tempo.
Não, todos os procedimentos são não-invasivos e não apresentam risco. Ainda, as ferramentas utilizadas do ponto de vista de diagnóstico médico, são autorizadas pela ANVISA e validadas para os objetivos para os quais são utilizadas.
Sim, você terá acesso integral as avaliações, incluindo, nas situações que forem necessárias, laudo de profissional especialista.
Conforme o resultado obtido, o Dr. Marcos irá sugerir no relatório qual a periodicidade da avaliação ou se haverá necessidade de outros exames complementares e encaminhamentos profissionais.
Com o resultado em mãos, será realizado um planejamento preventivo e terapêutico para que você possa manter ou ganhar maior qualidade de vida com o passar dos anos. O mais importante não é ter apenas uma vida longa, mas poder viver com a melhor qualidade de vida pela maior parte de nossas vidas.